frontdebate@gmail.com

Vozes do amanhã

renato-mindu-muralha-da-china

Vozes do Amanhã é uma atividade educacional moderna e interativa desenvolvida pelo Frontline Academy. A ideia surgiu quando Renato Mindus estava em viagem pela China fotografando a Grande Muralha em Mutianyu. Nessa atividade os alunos escrevem mensagens de alerta para a humanidade, expressando seus temores e preocupações com o futuro do planeta.
As mensagens são escritas na folha de papel no formato de tijolo que está disponível no final dessa página e pode ser baixada no computador ou celular.

Como realizar a atividade:

1. Clicar no botão azul no final da página, clicar com o botão direito na imagem aberta e ir em salvar imagem como…, salvar e imprimir a imagem do tijolo
2. Entregar aos alunos as folhas com os tijolos
3. Os alunos escrevem as mensagens na área central do tijolo. Coloca o nome na parte indicada
4. Em cada sala de aula os alunos num trabalho em conjunto colam todos os tijolos e montam uma parte do muro
5. A escola mobiliza todas as salas de aula para reunir e colar as partes do muro, juntando as partes e construindo um muro final.
6. Um trabalho em conjunto envolvendo toda a escola.

Obs: Pode ser por classes ou séries enfim o importante é participar.

No final da atividade é construído um muro gigante com todos esses “tijolos de papel” ao redor da escola, no pátio ou na frente (ou pode ser numa praça central da cidade).

Em seguida, todos os alunos e professores participantes da atividade fazem uma grande roda segurando pelas mãos uns dos outros e declaram em voz alta suas mensagens de alertas e preocupações. Criando uma poderosa conexão entre todos participantes.
Ex: Um aluno fala: Não aceitaremos mais o Aquecimento Global!
E todos participantes juntos gritam: Nãoooo
Em seguida outra aluna: Não aceitaremos mais a violência! E todos os demais gritammm Nãooo, e assim segue até o final da roda.

Após todos falarem, os alunos são convidados a derrubarem o muro, simbolizando a quebra de todas as barreiras e limites, um trabalho em conjunto e interativo, onde todos os participantes irão se CONECTAR rumo a um futuro melhor da nova geração.

Esta é também é uma forma de derrubar os muros invisíveis da ZONA DE CONFORTO que nos aprisionam e limitam e impedem nosso crescimento.

Recomendação:

Incentivamos o professor a gravar em vídeo e fotografar todo o processo da atividade, desde os alunos escrevendo suas mensagens nos tijolos, a construção do muro e em seguida a derrubada do muro. Registrando as atividades e depoimentos dos alunos em todas as etapas, esses momentos ficarão gravados para depois apresentar aos alunos e abrir um debate na sala de aula sobre esse importante tema.
Os vídeos e fotos podem ser postados no nosso Facebook e canal do Youtube para ser compartilhado com escolas de outras cidades. E inspirar outros alunos, professores e novas escolas a participarem dessa atividade.

Assista ao vídeo: