frontdebate@gmail.com

Renato Mindus

Renato Mindus, fundador e diretor executivo

Renato Mindus é consultor internacional de comunicação e liderança, diretor de TV, Screenwriter, expert em Media Training e Liderança. Estudou na NYFA New York Film Academy em Hollywood (EUA) e viajou por mais de 60 países dos cinco continentes fotografando para sua exposição internacional Sem Fronteiras. Mindus trabalhou na capacitação profissional de inúmeros líderes, personalidades, executivos e formadores de opinião do Brasil, América Latina e África.

O interesse pelo debate acadêmico surgiu em 2005 quando morava em Los Angeles nos EUA e estudava “Screenwriting” roteiro de cinema, onde conheceu um grupo de professores da Finlândia e Coreia do Sul que estavam na cidade pesquisando os formatos e técnicas do debate acadêmico americano para aperfeiçoar suas habilidades de debates.

renato_profile

Esses professores apresentaram o universo do debate e disseram que as escolas, faculdades e universidades brasileiras precisavam conhecer essa metodologia e colocar o debate acadêmico em pratica para melhorar o sistema educacional nacional, resgatar a valorização e prestigio dos professores e transformar a nova geração de líderes do Brasil.

Mas foi a partir de 2007 quando Renato Mindus residia em Manhattan – New York City e participava dos eventos da NYC Debate que ficou encantado com a arte do debate e decidiu viajar para estudar a essência dos maiores líderes mundiais nos seus próprios países de origem (Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Rússia, Espanha e China) analisando a história, cultura e formatos de debates educacionais nas maiores potências mundiais.

Nessa trajetória trabalhou na África onde conheceu a filosofia “UBUNTU” que significa “EU SOU PORQUE NÓS SOMOS” uma filosofia que se encaixa perfeitamente no debate acadêmico.

Em seguida viajou para Grécia para beber direto da fonte “a essência do debate” em Atenas, depois para Esparta se aprofundar na cultura dos corajosos lideres espartanos.

Num dia gelado e chuvoso em frente uma praça contemplando a estátua do Rei Leônidas em Esparta e caminhando por aquela terra de gigantes (não pelo tamanho, mas pela coragem e atitude de homens que foram a linha de frente de uma das maiores batalhas da história) que surgiu o nome Frontline Academy e o lema “Molon Labe”.

Esparta foi a conexão de toda trajetória pelo planeta, mais de uma década de viagens, vivencias, conhecimentos e muita bagagem para compartilhar, enfim tudo apontava numa só direção, o Frontline Academy.

Mindus criou o site Frontline Academy para compartilhar seu conhecimento e contribuir para elevar o nível da educação brasileira e internacional.

Enfim o universo do debate proporciona muitos benefícios aos estudantes pois vai além dos muros das escolas e universidades, o debate contribui na preparação dos estudantes para enfrentar a vida.

Tem um ditado muito interessante usado cenário do debate americano:

“WALK IN YOUR OWN SHOES” que significa andar com seus próprios sapatos. Em outras palavras ter sua própria identidade, ter voz própria, caminhar por suas próprias estradas e tomar suas próprias decisões.