frontdebate@gmail.com

Escolas e Universidades

banner

Que tal transformar sua sala de aula num mundo sem fronteiras e globalizado?

O debate vai além da sala de aula e ultrapassa o muro da escola, contribui positivamente para o projeto de vida do estudante. Essa atividade é usada para motivar os alunos nos estudos, desenvolver o trabalho em equipe (alta performance), potencializar o pensamento crítico, aperfeiçoar a comunicação eficiente e aprofundar nos assuntos educacionais na sala de aula
Também é utilizada para discutir temas importantes da sociedade e encontrar soluções locais, nacionais e mundiais. Vamos transformar a sala de aula num mundo sem fronteiras, interativo, contagiante e globalizado.

Todo o conteúdo com aulas, atividades educacionais e videoaulas está no nosso website Frontlineqg.com, Youtube e Facebook para estudantes, professores, escolas, universidades e centros culturais.

O debate educacional também é conhecido como debate acadêmico ou escolar no cenário educativo internacional.

Karl Popper, um dos filósofos mais influentes do século 20, disse:

Posso estar errado e você pode estar certo. E juntos por um esforço podemos nos aproximar da verdade”.

O Frontline Academy acredita nesse conceito pois um debate organizado, pacífico e com regras proporciona a todos os participantes a ampliação do conhecimento que é um poderoso agente transformador da sociedade.

A importância do debate

Em nossa sociedade democrática moderna um debate positivo que contenha propostas concretas, consistentes e conteúdos tem um valor inestimável, pois permite que todos, e cada cidadão sem restrição, possam contribuir diretamente para a mudança de seu bairro, cidade, estado, sua nação e um mundo melhor para a sociedade.

Se você parar para pensar, o debate ocorre em todos os momentos da nossa vida e a cada decisão, não somente nos congressos, política e eventos.

Em cada situação, toda decisão gera um debate interior muito importante onde você tem que analisar os prós e contras e escolher o melhor caminho.

Você já pensou sobre quantas oportunidades perdeu na vida (no trabalho, negócios, escola, relacionamentos) por falta de não saber argumentar bem, não ser articulado ou tímido?

O debate te ajuda a ARGUMENTAR E FALAR EM PÚBLICO de forma organizada, direta e eficiente para contribuir no desenvolvimento de sua vida pessoal, educacional e profissional.

Enfim o debate ajuda dominar seus medos, ampliar horizontes e criar sua VOZ PRÓPRIA!

As vantagens para você

Nos Estados Unidos a cultura de debate escolar é uma poderosa atividade educacional e contribuiu no desenvolvimento de muitos estudantes que se tornaram grandes líderes e até mesmo presidentes do país como John Kennedy, Richard Nixon e Bill Clinton, entre outros. Além de personalidades famosas que participaram de campeonatos de debates como os atores Brad Pitt e Zac Efron. Também existem outros grandes líderes mundiais como, Nelson Mandela e Margaret Thatcher que participaram de escolas de debates quando foram estudantes.

Capacitando você para o Futuro!

O debate educacional está alinhado com as principais habilidades profissionais que farão a diferença total na demanda mundial dos empregos em 2020, como: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, equipe de alta performance entre outras, segundo o relatório sobre o Futuro do Emprego (em 2020) realizado no Fórum Econômico Mundial (Future of Jobs Report, World Economic Forum).
Esse é um fato atual e consistente, uma tendência mundial onde o debate educacional capacita a nova geração para o futuro!
Então, você vai ficar de fora dessa tendência mundial? Venha se preparar!

habilidades-do-futuro-2020-pagina-interna-frontline-em-portugues

Os benefícios do debate

1. Habilidade de reunir e organizar ideias.

Um bom orador de debate é aquele que absorve grande quantidade de material e seleciona as melhores informações para serem usadas no debate.

2. Habilidade de analisar e priorizar ideias rapidamente.

Somente separando ideias maiores das menores é que todo debatedor pode dar sentido a seus pensamentos num curto espaço de tempo.

3. Habilidade de avaliar evidências.

A habilidade de recolher a mais importante evidência é uma marca registrada de um debatedor inteligente.

4. Habilidade de ver uma conexão lógica

Ter a percepção apurada para identificar se essa conexão é concreta ou não, detectar pontos vulneráveis é uma grande vantagem num debate.

5. Habilidade de pensar e falar de forma direta e organizada.

Criar uma linha de raciocínio (início, meio e fim) é essencial em um debate.

6. Habilidade de falar convincentemente

Poder de persuasão, ter consciência do que o público espera – o que é preciso para convencer aquela plateia ou o juiz.

7. Habilidade de adaptação

O debate é uma situação muito flexível, que muda constantemente ao serem introduzidas novas ideias por outros debatedores. Por isso é fundamental se adaptar rapidamente a novas ideias.

8. Habilidade de pensar criticamente

O pensamento crítico consiste em analisar (aprofundar) a consistência dos raciocínios e argumentos, em especial as afirmações que a sociedade considera verdadeiras. Questionar a realidade estimula a criação da opinião própria, aumenta a percepção e no debate é muito valioso.



9. Habilidade de falar em público

Perder a timidez e ganhar confiança para falar e se expressar melhor com as pessoas face a face ou em público, permitindo melhorar a comunicação tanto em casa, na escola, na comunidade e no trabalho.

10. Habilidade de trabalhar em equipe

Criando Nós (Creating We). Saber trabalhar em grupo é de fundamental importância no debate, permite que cada um aprenda a trabalhar melhor em grupo. Derruba os muros do individualismo, estimula o estudante a trabalhar o cooperativismo e a pensar em NÓS e não apenas EU.
Para a sala de aula implantar o conceito Criando Nós (Creating We) traz benefícios positivos, pois ajuda a criar um ambiente saudável, interativo, motivado e respeitável.

11. Habilidade de analisar estrategicamente

Vamos enriquecer o debate utilizando conceitos da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats – Fortalezas, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenários, usado como base para planejamento estratégico. Utilizaremos essas táticas para planejar, processar informações, articular ações eficazes e agregar valor aos debates.

12. Habilidade de usar a criatividade

A criatividade é um elemento importante no debate, a forma de como apresentar os argumentos de maneira inteligente, diferenciada, inovadora e envolvente eleva o nível do debate, agrega valor e faz a diferença totalmente.

Essas habilidades serão de grande valor para você não somente em seus debates escolares, pois vão além dos muros das escolas. Em verdade essas habilidades vão ampliar seus horizontes pois serão muito úteis em cada decisão que você tomar em toda sua vida, seja em casa, na escola, no trabalho, no relacionamento, na entrevista de emprego e na sociedade.
E vamos mais além, até numa conquista amorosa ou paquera, saber se expressar de forma clara, convincente e defender suas ideias é fundamental para você ter êxito, enfim o debate é importante em todos os sentidos.

Um cidadão que não sabe falar de forma eficaz e organizada é um CIDADÃO SEM VOZ na sociedade.

Debate é uma discussão entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de expor e esclarecer pontos de vistas, opiniões ou ideias divergentes. Um método de apresentar argumentos de uma forma disciplinada e organizada.
O termo debate deriva do verbo debater (discutir ou disputar sobre algo) e faz referência a um tema polêmico, discussão ou contenda.
O debate costuma ser considerado como uma técnica ou um método da comunicação oral. Os debates organizados contam com um moderador e com um público que assiste às conversas. Aqueles que debatem encarregam-se de expor os seus argumentos a favor (Pro) ou contra (Con) sobre o tema em questão.

É um debate que contém duas equipes, um juiz e um “tema” que é chamado de proposta. O time afirmativo (Pro) argumenta a favor da proposta e o negativo (Con) argumenta contra.
Existem três tipos de propostas (temas):
1- Propostas (temas) de fato, ex: “Rock faz bem aos jovens”
2- Proposta (temas) de valor, ex: “Rock é melhor que Sertanejo”
3- Proposta (temas) de política, ex: “O governo brasileiro deveria censurar o Rock”.
Enfim as propostas tendem a ser uma curta frase.

As equipes comunicam entre si, mas devem persuadir o juiz ao seu ponto de vista. A equipe afirmativa (Pro) deve mostrar como as vantagens prevalecem sobre as desvantagens e a equipe negativa (Con) deve mostrar o contrário.
O juiz decide o vencedor baseado em uma série de critérios.

Debates educacionais seguem uma série de procedimentos. Os procedimentos definem quem fala, quando fala e por quanto tempo fala.
Os procedimentos ditam também o conteúdo dos discursos.
Geralmente há um presidente e um contador de tempo. O presidente controla o procedimento do debate e o contador de tempo reforça os limites de tempo. Os debatedores precisam conhecer e se enquadrar aos procedimentos de debate. Estes são os elementos básicos de um debate educacional.

O debate pode ser implantado em cada sala de aula do sistema educacional brasileiro público e privado, nos níveis:
•Ensino fundamental 1 e 2
•Ensino médio
•Ensino superior

Cada nível tem um formato próprio de debate para iniciar o treinamento, aumentando o grau de desafios, incorporando novos elementos e temas mais complexos. Mas de forma geral as técnicas se encaixam em todos os níveis, mudando apenas a estrutura, tempo, complexidade e temas polêmicos nos debates.
Obs: Escolas de ensino fundamental 1, iniciam os treinamentos de apresentação em público e debate a partir da 5ª série.

As tabelas com os formatos dos debates do Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio e Ensino Superior estão disponíveis (visualização e download) no espaço de treinamentos na Aula 5 – Procedimentos Básicos para o Debate Educacional.
Essa é a primeira etapa da nossa missão, ingressar a cultura de debate educacional no Brasil e a segunda etapa vamos trabalhar os campeonatos do Frontline Academy: local (bairro), municipal, estadual e nacional.
Cada escola, faculdade e universidade contará com uma equipe que irá representá-la nos campeonatos de debates: distrital, municipal, estadual e nacional. Além disso a instituição pode se cadastrar no nosso site para participar do nosso CAMPEONATO de debate educacional que em breve vamos promover.

Compartilhem suas atividades, treinos e debates com outras escolas, faculdades e universidades de todo Brasil (de norte a sul e de leste a oeste) no nosso Facebook, Youtube e Redes Sociais.
Obs: No Ensino fundamental 1 e 2 será usado o mesmo formato de debate, folha de análise e decisão para as atividades.

Mais informações, entre em contato: frontdebate@gmail.com